Split: Tema responsivo para Shopify

O tema Split é uma das opções que frequentemente surge nas dúvidas dos comerciantes ao escolher o tema loja Shopify ideal para seu negócio. Afinal, o tema é a base visual e funcional da sua loja online, definindo desde a aparência até a experiência do usuário durante a navegação. Por isso, entender qual tema escolher é uma etapa essencial para garantir que sua loja se destaque, seja fácil de usar e atraia seus clientes de maneira eficaz. E é exatamente essa pergunta que muitos nos fazem logo no início do processo:
“Qual tema devo usar?”
Essa pergunta faz total sentido, porque o tema influencia diretamente como seus clientes percebem e interagem com sua loja. Uma escolha acertada pode aumentar as vendas e fidelizar compradores.
Mas navegar pelas opções disponíveis na Shopify Theme Store nem sempre é simples.
Você encontrará tanto temas gratuitos quanto opções premium, que trazem recursos mais avançados. Então, como saber por onde começar sua busca?
Se você ainda não tem uma preferência clara, o ideal é escolher um tema criado por um desenvolvedor confiável, garantindo qualidade e suporte.
Um desses temas recomendados é o Split.
Quer saber mais sobre o tema Shopify Split? Este artigo traz uma análise detalhada para ajudar na sua decisão. Continue lendo!
- O que é o tema Shopify Split?
- Quais estilos o tema Shopify Split oferece?
- Cuber
- Looker
- Jagger
- Para quem é o tema Shopify Split?
- Vamos falar sobre o preço
- Recursos do tema Split da Shopify
- Busca aprimorada
- Amostras de cores
- Lista de coleções
- Selos de confiança
- Mega menu
- Filtro de produtos
- Como construir uma loja Shopify com o tema Split
- Personalizando as seções estáticas
- Prós e contras do tema Split
- Prós do tema Split
- Contras do Split
- Os comerciantes Shopify gostam do tema Split?
- Exemplos de lojas Shopify usando o tema Split
- Japan TKY
- Botan Distillery
- Cure
- Scope
- Conclusão
O que é o tema Shopify Split?
Split recebeu esse nome por causa do seu layout distinto de tela dividida, que proporciona uma experiência de usuário verdadeiramente envolvente para os visitantes do seu site. É um tema de carregamento rápido que utiliza imagens grandes e combinações estéticas de cores para ajudar a melhorar a narrativa da sua marca.
Se você quer construir sua marca com base em uma narrativa visual forte, Split pode ser a melhor escolha para você.
O tema é desenvolvido por um pequeno estúdio de design Shopify chamado Krown Themes. Esse estúdio também está por trás de outros dois temas premium da Shopify – Highlight e Kingdom.
Quais estilos o tema Shopify Split oferece?
Split vem em três estilos principais que você pode escolher – Cuber, Looker e Jagger. Cada estilo tem seus próprios benefícios e características únicas.
Cuber
Cuber é o mais simples dos três temas. Mas não confunda sua simplicidade com algo sem graça. Cuber é um tema moderno e minimalista que dará classe à sua marca.
Looker
Assim como Cuber, Looker também confere à sua loja um visual minimalista. Porém, utiliza uma combinação de cores muito mais escura. Seria ótimo para vender móveis ou itens de decoração.
Jagger
Jagger traz mais cor para sua loja. Então, se você não gosta de designs minimalistas, é uma ótima escolha.
Lembre-se que esses estilos são apenas templates ou referências fornecidas pela Krown Themes. Para tirar o máximo proveito da experiência online dos seus clientes, você deve personalizar seu tema para que ele represente adequadamente sua marca.
Para quem é o tema Shopify Split?
Split foi criado para contar histórias visuais. Ele tem um visual distinto que mantém seus clientes envolvidos enquanto navegam pelo seu site.
Portanto, se você planeja que sua loja seja focada em design e imagens, deve considerar seriamente usá-lo.
Marcas visuais nos seguintes nichos se beneficiarão do estilo pesado em design do Split: cosméticos, móveis, vestuário, casa & jardim e produtos de luxo.
Outros temas Shopify que podem servir como alternativas para marcas nesses nichos incluem o tema Parallax e o tema Prestige.
Vamos falar sobre o preço
Você pagará uma taxa única de $250 para publicar seu site usando o Split. Mas antes de publicar o tema, você pode aproveitar um teste gratuito ilimitado.
Isso significa que você pode usar o Split pelo tempo que precisar para decidir se é a melhor escolha para sua loja. O único momento em que você paga é quando publica.
Recursos do tema Split da Shopify
Split vem com recursos prontos para uso que permitem gerenciar o que os clientes veem e como eles interagem com seu site.
Alguns dos principais recursos do tema incluem:
- Busca aprimorada
- Amostras de cores
- Lista de coleções
- Selos de confiança
- Mega menu
- Filtro de produtos
Busca aprimorada
Uma função de busca em seu site de ecommerce é importante porque ajuda seus clientes com alta intenção a encontrar o produto que desejam rapidamente. Também ajuda você a coletar dados sobre os clientes; você saberá quais produtos eles querem e como descrevem esses produtos.
Então, é ótimo que o Split tenha esse recurso. O melhor da busca do Split é que ela permite recomendar ofertas aos seus clientes.
Você pode mostrar produtos populares que se alinham às buscas dos seus clientes.
Amostras de cores
Uma amostra de cor é usada para mostrar as diferentes cores em que seu produto está disponível. Ela permite que seus clientes vejam rapidamente como um produto ficará na cor preferida deles.
O tema Split tem uma funcionalidade embutida para amostras de cores. Porém, você pode precisar adicionar suas próprias cores, já que as amostras disponíveis no Split são limitadas.
Lista de coleções
O recurso de lista de coleções do tema Split permite adicionar até quatro coleções na página inicial do seu site. Com esse recurso poderoso, você também pode mudar a aparência das coleções na sua homepage.
Selos de confiança
Selos de confiança são imagens, ícones ou logotipos que você usa para conquistar a confiança dos seus clientes. É uma forma de tranquilizar seus clientes de que é seguro para eles fazerem uma compra.
Selos comuns incluem selos de segurança, endossos, selos de pagamento e garantias de devolução do dinheiro.
O tema Split permite adicionar esses selos na sua loja.
Mega menu
Um mega menu mostra diferentes menus a partir de um único menu suspenso. Ele é comumente usado na página inicial para que os clientes possam encontrar rapidamente o caminho dentro da sua loja.
Veja como ficará para sua loja se você o projetar com o tema Split.
Filtro de produtos
Se você vende itens idênticos e precisa que seus clientes possam classificá-los, o recurso de filtro de produtos do tema Split será muito útil.
Ele permite que seus clientes categorizem seus produtos por parâmetros como categoria, produto, preço, tamanho e marca.
Como construir uma loja Shopify com o tema Split
Se você quer construir sua loja Shopify usando o Split, veja como proceder.
Para começar, você precisa estar no painel administrativo da sua loja Shopify e acessar o editor de temas da Shopify. Veja como navegar até lá.
- Faça login no seu painel Shopify e clique no link da sua loja.
- Clique no botão Personalizar Tema e você será levado para uma página que mostra todos os temas que sua loja possui. Encontre Split e clique no botão Personalizar.
- Você será então levado para a página inicial onde verá todas as seções e poderá navegar para outras seções do seu site.
Personalizando as seções estáticas
As seções estáticas do seu site incluem o cabeçalho, rodapé, pop-up, barra de anúncio e coluna de texto.
Vamos ver como editá-las agora.
Personalizando o cabeçalho
O cabeçalho do Split contém o logo da sua loja, o menu e botões para a função de busca e carrinho de compras.
Para editar o cabeçalho, siga estes passos:
- Clique na aba cabeçalho no editor de temas
- Faça upload do seu logo no editor. Idealmente, seu logo não deve ter mais que 100px de altura. Você pode ajustar a altura do logo movendo o controle deslizante abaixo do campo da imagem do logo.
- Você também pode optar por esconder ou mostrar seu bloco de promoção, ícones de redes sociais ou seletores de idioma.
Personalizando a barra de anúncio
A barra de anúncio aparece acima do cabeçalho. Você pode escolher se ela deve ser exibida em todo o site ou apenas na página inicial. Também é possível ajustar as cores e o link.
Note que quando um usuário fecha sua barra de anúncio, ela não aparece para esse usuário durante um mês.
Personalizando as colunas de texto
As colunas de texto aparecem antes do rodapé. É a seção onde você escreve sobre sua marca e inclui informações que deseja que seus clientes vejam. A Krown Themes criou um pacote de ícones que você pode usar para personalizar essa seção.
Personalizando o rodapé
Para personalizar o rodapé:
- Clique na aba rodapé no editor de temas
- Você poderá escolher quais ícones de redes sociais exibir. Também poderá escolher seu seletor de idioma e região.
Personalizando o pop-up
Para personalizar o pop-up:
- Clique na aba pop-up no editor de temas
- Primeiro, escreva um título e algum conteúdo para seu pop-up.
- Você também pode escolher a velocidade com que quer que o pop-up apareça e em quais dias deseja que ele apareça.
Prós e contras do tema Split
Claro, o tema Split não é a solução para todos os problemas de design do seu site. Ele tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Vamos passar por algumas delas abaixo.
Prós do tema Split
Alguns prós do tema Split incluem:
- Design limpo
- Conjunto robusto de recursos
- Suporte excelente
Design limpo
Esse é um dos benefícios mais notáveis do uso do Split. Ele pode fazer sua marca parecer moderna e luxuosa com apenas alguns cliques.
Conjunto robusto de recursos
Split vem com muitos recursos integrados como pop-ups, amostras de cores, avaliações de produtos, entre outros. Você também pode criar promoções relâmpago para incentivar seus clientes a comprar imediatamente. Essas funcionalidades extras permitem que você economize dinheiro porque não precisa pagar por aplicativos para esses recursos.
Otimizado para proporcionar uma boa experiência de compra
Split é otimizado para proporcionar aos seus compradores uma boa experiência de compra, especialmente em desktops, onde obteve altas pontuações de desempenho segundo o PageSpeed Insights.
Pontuação no desktop
Sua avaliação para dispositivos móveis é bem mais baixa. Mas o que isso realmente significa é que seus clientes móveis não terão acesso ao layout único de tela dividida do Split.
Pontuação móvel
Compatível com os recursos mais recentes do Shopify
Split, como qualquer outro tema da Shopify, é garantido para estar atualizado e compatível com os recursos mais recentes do Shopify. Contate o suporte ao cliente se tiver alguma dúvida sobre o tema.
Contras do Split
Os contras de usar o Split incluem:
- Opções limitadas de personalização
- Pode ser lento para carregar
Opções limitadas de personalização
Split tem muitos recursos prontos para uso. Mas, por si só, ainda é bastante limitado em termos de personalização. Para conseguir os designs de página que precisa, será necessário conhecimento em codificação.
Pode ser lento para carregar
Split requer imagens grandes e de alta qualidade para ter a melhor aparência. Isso significa que, se suas imagens não estiverem otimizadas corretamente, seu site pode carregar lentamente, levando à insatisfação dos seus clientes.
Os comerciantes Shopify gostam do tema Split?
O Split geralmente recebe avaliações muito positivas dos donos de lojas Shopify que o utilizam. Segundo a Shopify Theme Store, o Split tem 220 avaliações, sendo 219 positivas.
Exemplos de lojas Shopify usando o tema Split
Alguns exemplos de marcas visuais reais que usam Split incluem:
- Japan TKY
- Botan Distillery
- Cure
- Scope
Japan TKY
Japan TKY é uma marca de moda de luxo que cria roupas sustentáveis. A marca usa o tema Cuber do Split para destacar a qualidade das suas roupas e modelos.
Botan Distillery
Botan Distillery é um fabricante de bebidas espirituosas herbais não alcoólicas. Usar o Split como base para o design do site ajuda a empresa a destacar como seu produto é diferente no mercado.
Cure
Cure, uma marca de bem-estar pessoal, valoriza o minimalismo. Então, não é surpresa que a marca use Split para destacar isso.
Scope
Scope é uma marca coreana que cria produtos ecológicos para o lar. Usa o Split para mostrar criativamente seus principais produtos e seus benefícios.
Conclusão
Seja você dono de uma loja de moda sofisticada ou uma loja de móveis, Split é o tema perfeito se quiser construir sua marca com uma forte narrativa visual.
Ele dá à sua loja um visual premium e oferece aos seus clientes uma experiência de usuário envolvente enquanto estão no seu site.